PASTORAL DA FAMÍLIA

PATRIARCADO DE LISBOA

RSS Feed Facebook Subscreva a nossa Newsletter Contacte-nos

Pastoral Familiar: fazer da Igreja uma Família de Familias

Pastoral Familiar: fazer da Igreja uma Família de Familias

Acreditamos que é urgente e necessário trazer a Família para o centro de toda a atividade pastoral. Neste sentido, a equipa do Setor de Pastoral Familiar da Diocese de Lisboa tem desafiado as vigararias, paróquias e movimentos a criar uma rede de agentes que promovam a dinamização da pastoral da família. Temos tido ecos muito positivos e sabemos que existem já algumas equipas formadas e a trabalhar ativamente. Porém, recebemos também algumas manifestações de apreensão face ao desafio, por se considerar que existem já várias estruturas e atividades em curso nas paróquias e movimentos, havendo receio de uma sobrecarga. Compreendemos as preocupações e estamos cientes do desafio que apresentamos, mas reforçamos a certeza de que é possível concretizá-lo.

Continuar... Pastoral Familiar: fazer da Igreja uma Família de Familias

Ecos do Encontro de Agentes de preparação para o Batismo – 18 de Novembro

Ecos do Encontro de Agentes de preparação para o Batismo – 18 de Novembro Realizou-se no passado dia 18 de Novembro, no seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, o encontro anual de Agentes de preparação para o Batismo da Diocese de Lisboa.

O encontro teve duas vertentes, que decorreram em simultâneo:

⦁ Curso 0 - Formação de iniciação;

⦁ Formação Permanente

Continuar... Ecos do Encontro de Agentes de preparação para o Batismo – 18 de Novembro 

Ecos sobre o encontro de formação com o Padre José Granados

Ecos sobre o encontro de formação com o Padre José GranadosNo passado dia 25 teve lugar uma jornada de formação sobre Pastoral Familiar, orientada pelo Pe. José Granados, vice-presidente do Instituto Pontifício Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimónio e da Família de Roma. Inúmeras vezes foi referida a dimensão estruturadora da Pastoral Familiar como única pastoral não sectorial que integra e acompanha o percurso total da vida das pessoas.

Continuar... Ecos sobre o encontro de formação com o Padre José Granados

Casal em Missão: quando vamos a África ou em toda a nossa vida?

Casal em Missão: quando vamos a África ou em toda a nossa vida?Somos a Raquel e o Joaquim Palma, estamos casados há 23 anos e temos 2 filhos – os melhores do mundoJ com 19 e 11 anos. Crescemos como pessoas de fé na Família Missionária Verbum Dei de Lisboa desde 1990 ( tínhamos então 17/18 anos). Nessa altura começámos a participar nos grupos de oração e revisão de vida e a receber, através desses meios, alguns dos maiores tesouros da nossa comunidade: a possibilidade de uma relação próxima e vital com o Deus de Jesus e a esperança de um mundo bem melhor, quantos mais O conheçam e vivam a partir d´Ele, quantos mais vivam como Seus filhos amados e como irmãos!

Continuar... Casal em Missão: quando vamos a África ou em toda a nossa vida?

A importância de fazer caminho em grupo

A importância de fazer caminho em grupo

Fazemos parte de uma Equipa de Nossa Senhora (ENS) há 6 anos. Fazer caminho com esta equipa tem sido uma experiência muito positiva para nós, pois encontramos neste grupo um espaço de partilha vida. Pode parecer coisa pouca, mas é muito edificante a partilha de experiencias de vida de cada casal, a escuta conjunta da Palavra de Deus, a oração e a reflexão. Aprendemos muito com as partilhas dos outros.

Continuar... A importância de fazer caminho em grupo

Ainda sobre a formação de agentes de Pastoral Familiar

Ainda sobre a formação de agentes de Pastoral Familiar

Foi com proximidade fraterna que fomos recebidos nesta formação pelos irmãos da Pastoral Familiar (PF) diocesana.

Esta formação permitiu-nos atualizar e melhorar o conhecimento das matérias que envolvem a área da Pastoral Familiar, vasta pelos conceitos que engloba, sendo mesmo complexa, pela diversidade e especificidade de situações que a sociedade de hoje em dia nos apresenta.

Continuar... Ainda sobre a formação de agentes de Pastoral Familiar